Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sessão em homenagem a policiais mortos em serviço



Jualmir Delfino
A Câmara Municipal de Campos tem iniciativa inédita no Estado do Rio de Janeiro, que é realizar Sessão Solene para homenagear policiais militares mortos em serviço na área do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos). A sessão para a entrega de placas e diplomas aos familiares dos heróis militares, assim como os policiais que estavam na ocorrência, acontece nesta quinta-feira, a partir das 10h, na sede da Casa de Leis. A indicação legislativa é do vereador Alonsimar Pessanha (PTC), que é cabo licenciado da PM.
Ao todo são 10 policiais mortos em serviço, no 8º BPM, a partir de 1984, ano quando foi criada a Galeria dos Heróis no batalhão, que mantém a memória dos PMs que morreram no exercício do trabalho policial em defesa da ordem pública e da vida de terceiros.
Além dos familiares dos militares homenageados, foram convidados para a solenidade autoridades militares e civis da área de segurança pública, como representantes do 8º BPM, do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), da Guarda Civil Municipal (GCM), da 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) e da 146ª DL/Guarus, além da Delegacia da Polícia Federal (DPF), em Campos. “Infelizmente, a partir de 1984, quando foi instalada a Galeria dos Heróis no 8º BPM, já contamos com o registro de 10 policiais mortos em serviço. A galeria é uma forma de homenagem interna da corporação, mas entendemos que precisa ser estendida. A Câmara Municipal é a Casa do Povo e, por isso, estamos tendo essa iniciativa que é uma demonstração do reconhecimento público para com os familiares destes policiais, que perderam suas vidas no trabalho policial pela defesa da sociedade”, destacou Alonsimar.
O vereador comemora o fato de que desde 2006 nenhum policial morreu em serviço na área do 8º BPM. “Perdemos 10 companheiros, mas graças a Deus nos últimos seis anos não tivemos nenhuma baixa. Como registramos as mortes de policiais em serviço a partir de 1984 no 8º BPM, o primeiro familiar a receber a placa da homenagem póstuma será do soldado Nicolau (Luiz Carlos Nicolau Rodrigues, que morreu aos 21 anos). Já o décimo homenageado será o cabo Renato Rangel da Mota Junior”, informou o parlamentar.
Histórico: 1º e último

Em 1984, um veículo da PM foi ao Parque Eldorado, em Guarus, atender chamado de moradores preocupados porque um homem fazia disparos de arma de fogo a esmo no bairro. O soldado Nicolau desceu do carro e antes mesmo de abordar o suspeito, ele e o colega PM que dirigia o veículo foram alvejados. Nicolau, atingido com tiro na cabeça, não teve chance de sobreviver, aos 21 anos. O último policial do 8º BPM a perder a vida em serviço foi o cabo Renato Rangel Mota, em 2006. Ele era responsável por uma equipe que saiu em atendimento a chamado de familiares de homem surtado que quebrava todo mobiliário e utensílios de uma casa, no Bairro Turfe Clube. Ao chegar, o cabo tentava acalmar o agressor, que partiu em sua direção. Como houve a informação de que ele tinha problemas psiquiátricos, o militar não sacou sua arma, embora o homem tenha avançado com violência. Na luta corporal, com força física extraordinária, o suspeito arrancou a arma do coldre do PM. Ao disparar, o cabo Renato Rangel foi atingido e perdeu a vida.

Fonte: Jornal O Diário 17.04.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário