Ao contrário do que foi informado pela FOLHA DIRIGIDA Online na última sexta, dia 19, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) divulgou o edital de pregão eletrônico para escolha da organizadora do concurso para 6 mil vagas de soldado. Segundo o documento liberado pela PM-RJ, a escolha da instituição que irá aplicar as provas ocorrerá no dia 5 de agosto. O edital de pregão eletrônico estabelece que a taxa máxima de inscrição é de R$73,33. Como o pregão eletrônico funciona como uma espécie de leilão e a organizadora escolhida será aquela que oferecer o menor preço, é muito provável que o valor seja bastante reduzido.
A organizadora que vencer o pregão ficará responsável pelos exames intelectual (prova objetiva e redação), médico e psicológico, sendo as demais etapas (antropométrico, físico e pesquisa social) realizadas pela própria corporação. Como a escolha da instituição ocorrerá no início de agosto, é realmente muito provável que o edital de abertura de inscrições do concurso seja publicado até o final do mesmo mês, conforme prevê a corporação.
Além de ter que apresentar uma série de certidões para poder participar do pregão eletrônico, a PM-RJ estabelece que só poderão participar as organizadoras que já tiverem realizado concursos com, pelo menos, 35 mil candidatos. Além disso, a instituição vencedora estará sujeita a uma visita de inspeção técnica por parte de membros do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP).
O edital de pregão eletrônico para a escolha da organizadora confirma que o concurso será para o preenchimento de 6 mil vagas, sendo 600 para mulheres e 5.400 para homens. Ainda segundo o documento, o exame intelectual será aplicado na capital e outras cidades do interior do estado, de acordo com a quantidade de inscrições homologadas. Já os exames psicológico e médico, também de responsabilidade da organizadora, ocorrerão apenas no município do Rio. É provável que isso também ocorra com as avaliações física e antropométrica.
Está confirmado que a prova objetiva será composta por 50 questões, distribuídas pelas disciplinas de Português, História, Geografia, Sociologia, Informática, Legislação de Trânsito e Direitos Humanos. A Redação deverá ter entre 20 e 30 linhas. Só serão corrigidos os textos de até cinco vezes número de vagas oferecidas em cadastro.
Serão considerados aprovados na primeira etapa deste concurso os candidatos que alcançarem o mínimo 50% de acertos em Português e 40% nas demais disciplinas da prova objetiva, além de 50% na Redação. Para concorrer a soldado, além do nível médio, será exigida carteira de habilitação, no mínimo, na categoria “B”. Também são requisitos do cargo possuir altura mínima de 1,60m, para mulheres, e de 1,65m, para homens, e idade entre 18 e 30 anos. A idade obedece à Lei nº 4.381, o Estatuto do Policial Militar.
De acordo com o Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), os futuros candidatos devem tomar por base o programa do último concurso, realizado em 2010. O objetivo da corporação é reforçar o efetivo, considerando, principalmente, a programação de instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), assim como os megaeventos internacionais, programados para até 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário