Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Curso Superior para Policiais


Caros companheiros, já faz algum tempo que a mídia vem noticiando sobre a abertura de um Curso Superior  para Policiais, que no caso seria o Curso de Tecnólogo em Segurança Pública, conforme noticiado  no jornal O Extra as inscrições  seriam abertas em abril pelo CECIERJ,  que é o vestibular CEDERJ,  mas o referido Curso não fora incluído no vestibular 2013.2 do CEDERJ, continuarei buscando informações sobre a correta data de abertura e estarei informando aos senhores  aqui em nosso Blog.

Notícias vinculadas na mídia

Curso superior de tecnólogo em Segurança Pública será oferecido na UFF
16/10/2012
UFFNotícias

A UFF irá lançar um curso superior semipresencial de tecnólogo em Segurança Pública. O projeto acadêmico está em fase de elaboração por profissionais do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito da UFF, em parceria com o Consórcio Cederj e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Seseg).

O curso será direcionado prioritariamente a soldados, cabos e sargentos da Polícia Militar do Rio. Entretanto, parte das vagas poderá ser destinada ao público civil interessado. A duração deverá ser de cinco semestres, totalizando uma carga horária de 1.605 horas. As disciplinas ministradas terão como objetivo ensinar as várias formas de administração institucional de conflitos em segurança pública, de forma a possibilitar espaços de reflexão e problematização por parte dos alunos na teoria e na prática.

O antropólogo Lenin Pires vai assumir a coordenação do curso, que está sendo construído com base em demandas acadêmicas apresentadas por representantes da Seseg, geradas a partir de resultados de pesquisas realizadas pelo Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-Ineac). Também estão sendo agregadas algumas contribuições de outros pesquisadores na área de segurança pública no Brasil e no exterior. 

Para o coordenador do INCT-Ineac, antropólogo Roberto Kant de Lima, a proposta pode contribuir para a modernização das instituições policiais e para aprimorar políticas públicas de atendimento ao cidadão. Além disso, possibilitará qualificação profissional para muitos policiais militares e civis interessados em obter uma formação em nível superior. 

Aspectos importantes da parceria foram decididos em reunião entre o pró-reitor de Graduação da UFF, Renato Crespo Pereira; o secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame; o coordenador do Consórcio Cederj, Carlos Bielschowsky; e o coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Celso Costa.


Graduação em Segurança Pública - Jornal O Extra

Os praças da PM que não conseguirem — ou não quiserem — prestar concurso para oficial, terão a possibilidade de fazer uma graduação em Tecnologia em Segurança Pública, de graça, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Por meio de um convênio fechado entre a Secretaria de Segurança, a UFF e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), 80% das vagas abertas no próximo vestibular para o curso serão destinadas não só a policiais militares, mas também para os policiais civis.
As inscrições da primeira turma começam em abril e serão feitas pela Cecierj. O vestibular será em julho, e as aulas do curso, que tem duração de dois anos e meio, começam em agosto.
Para se adequar à rotina dos policiais, as aulas são quase todas a distância. Os encontros são apenas para provas e dúvidas.
As disciplinas estudadas no curso são fundamentadas nos “princípios da cidadania, dos direitos humanos e da cultura da paz”: a noção de comunidade e modelos de polícia, estatística aplicada à Segurança Pública e Sociologia do crime e da violência são algumas delas.
— Queremos contribuir para a formação desses policiais e estimular uma reflexão crítica e a criação de políticas de segurança. O objetivo é aproximar o policial da ética, estimulá-lo a ter uma referência, mostrando inclusive os limites de sua atuação — explica Melissa Pongeluppi, Superintendente de Educação da subsecretaria.


Fonte Jornal O Extra 23/01/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário